quarta-feira, 18 de junho de 2008

Barbiele



Uma surpresa. Foi assim que recebi o livro Barbiele de Laura Matheus. Senhora de 71 anos, moradora da Colônia de Pescadores Z3, na cidade de Pelotas. Acabei fazendo o caminho inverso. Primeiro conheci a história de Dona Laura e por curiosidade, fui atrás do livro.
A primeira surpresa ao ler um trecho manuscrito que abre o livro foi perceber, que uma mão já tremula pela idade, poderia transmitir tamanha suavidade e equilíbrio em palavras acertadamente colocadas, formando uma série de narrações espetaculares, que fazem refletirmos muito sobre as atitudes das pessoas, principalmente as nossas.
Barbiele é o nome de uma menina que se diz ser uma estrela e surge para colocar ordem na mente de Viviane, uma menina rica que, devido a um acidente, ficou com as pernas tortas sem poder andar. E por sua deficiência e uma série de outras questões, tem uma vida amarga e cheia de rancores.

“Viviane fantasiava: galgaria o espaço, visitaria todas as constelações. Imaginava as estrelas como pequenas lâmpadas e de antemão divertia-se com o barulho dos cacos quebrados. Pois esmagá-las-ia com pesadas botas. Seu coração rebelde queria pisar em tudo e todos. Não pisava no tapete do seu quarto. Tinha as pernas atrofiadas.”

Numa constante ida e vinda entre o pobre e o rico, entre o amor e o desamor, o bem e o mal, Laura Matheus divaga em sua escrita, uma série de questões que invadem nosso dia-a-dia. Apesar de ser uma senhora, sua narração é moderna e cheia de detalhes. Uma viagem diferente por entre estrelas de brilho mágico.

Para saber mais sobre Laura Matheus visite o blog da jornalista Bianca Zanella
Para conhecer a Editora Luzes no Asfalto
Preço do Livro: R$ 15,00

Nenhum comentário: