sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Regulamento do Salão de Desenho para Imprensa de Porto Alegre

Alo Amigos
Estão todos convidados e convocados a participarem do 17° Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que ocorre aqui no Rio Grande do Sul na cidade de Porto Alegre.
Abaixo algumas fotos da edição passada e o regulamento na integra







17º SALÃO INTERNACIONAL DE DESENHO PARA IMPRENSA
Edição 2009

Segunda convocação - 30/01/09
A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE, através da Secretaria Municipal da Cultura, comunica aos interessados, o regulamento e cronograma referente ao concurso 17° SALÃO INTERNACIONAL DE DESENHO PARA IMPRENSA, conforme abaixo:

O presente regulamento visa selecionar artistas para o 17º SALÃO INTERNACIONAL DE DESENHO PARA IMPRENSA que ocorrerá de 19 de março a 26 abril de 2009, visando estimular e divulgar, de forma abrangente, a expressão gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a cada uma das categorias descritas abaixo.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser efetuadas de 25 de fevereiro à 06 de março de 2009, na Av. Presidente João Goulart, 551, Sala 603 -Setor de Mostras e Exposições, CEP 90010-120 -Porto Alegre/RS, de segunda a sexta das 10 às 12h e das 14 às 17h ou via e-mail salao.press.portoalegre@gmail.com.

Para os trabalhos enviados pelo correio e via e-mail, o último dia de recebimento também será o dia 06 de março, valendo a data do carimbo postal no envelope e data de envio do e-mail.

Não serão aceitos trabalhos selecionados ou premiados em Edições anteriores deste Salão.

Artistas premiados em salões anteriores não podem se inscrever na mesma categoria.

DOS PARTICIPANTES

O concurso destina-se a profissionais e amadores, nas modalidades Cartum, Charge, Caricatura, História em Quadrinhos e Ilustração Editorial (para jornal, revista, livro, capa de disco, cartaz, etc.).

Os trabalhos inscritos na modalidade Ilustração Editorial devem ter sido efetivamente publicados no período de março de 2008 a janeiro de 2009 , e devem vir acompanhados da página original da publicação, com data e nome do periódico identificáveis. Os participantes podem concorrer com até 05 (cinco) trabalhos distribuídos em qualquer das 05 (cinco) categorias.

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Como se trata de um Salão de artes gráficas, também serão considerados como originais os trabalhos impressos por impressoras de computador ou qualquer outro meio de reprodução de imagens, desde que com boa qualidade. No entanto, fica a critério dos participantes o envio de seus originais.

Os trabalhos inscritos devem ter o formato máximo de 42cm x 29,7cm (A3). Os trabalhos inscritos na modalidade História em Quadrinhos podem ter até quatro (04) páginas de até 42cm x 29,7cm (A3).

Os trabalhos deverão estar acondicionados em papel opaco e resistente. A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelos trabalhos que chegarem danificados e/ou não identificados. Os participantes deverão observar rigorosamente as seguintes instruções:

-Enviar, com os trabalhos, a ficha de inscrição que acompanha este regulamento, com todos os itens preenchidos de forma legível.

-Todos os originais devem estar devidamente identificados com nome completo do autor e modalidade de inscrição no verso.

O não cumprimento dessas instruções implicará na desclassificação sumária dos trabalhos.

DA SELEÇÃO

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre designará, através de Portaria publicada no Diário Oficial de Porto Alegre -DOPA, uma Comissão de Seleção e outra de Premiação, formadas por cartunistas, jornalistas, artistas gráficos, artistas plásticos e representantes da Secretaria Municipal da Cultura.

A Comissão de Seleção terá como critérios principais a criatividade, ineditismo e qualidade plástica dos desenhos e os selecionará obedecendo a seguinte finalidade:

-Todos os trabalhos selecionados participarão da exposição do Salão no Espaço Vasco Prado na Usina do Gasômetro, Av. Pres. João Goulart, 551 Porto Alegre/RS, 19 de março a 26 de abril de 2009.

A relação dos trabalhos selecionados estará à disposição a partir do dia 13 de março de 2009.

Relação dos premiados será divulgada por ocasião da solenidade de abertura do Salão. A relação de Selecionados e Premiados será publicada no DOPA (Diário Oficial de Porto Alegre). Da decisão da Comissão Julgadora que inabilitar os trabalhos apresentados, em razão de não apresentação de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, protocolados na Coordenação de Artes Plásticas.

O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

DA PREMIAÇÃO

Será atribuído um (01) prêmio aquisição, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) a cada uma das 5 categorias: Cartum, Charge, História em Quadrinhos, Caricatura e Ilustração Editorial. Os critérios norteadores, novamente serão os de criatividade, ineditismo e qualidade plástica dos desenhos.

Poderão ser atribuídas Menções Honrosas, a critério da Comissão de Premiação.

Parágrafo Único: Os trabalhos premiados passarão a fazer parte do Acervo Artístico Municipal.

Os prêmios não reclamados em 90 (noventa) dias a contar da publicação do resultado, perderão a validade.

DA DEVOLUÇÃO

Os trabalhos não selecionados estarão disponíveis para devolução de 23 à 31 de março de 2009, no mesmo local e horário das inscrições. A partir desta data não nos responsabilizamos pelos trabalhos não retirados.

NÃO SERÃO FEITAS DEVOLUÇÕES POR CORREIO DE QUAISQUER TRABALHOS PROVENIENTES DE oUTRAS LOCALIDADES.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Os trabalhos selecionados poderão ser utilizados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para fins de divulgação do evento, sem quaisquer ônus.

A inscrição, neste concurso, implica na aceitação integral dos termos deste regulamento; Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, observada a Lei 8666/93.

As Comissões de Seleção e Premiação serão soberanas em suas decisões. Conforme a Lei 8666/93, Art.9º, os integrantes das Comissões de Seleção e de Premiação, bem como os servidores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, não poderão participar do presente Concurso.

As despesas com as premiações do presente concurso correrão pela dotação orçamentária 2038339031 e/ou 2042-339031.

Os prêmios serão pagos após a publicação do resultado e decorrido o prazo recursal. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.


INFORMAÇÕES

Podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal da Cultura
Fone (0XX 51) 32 89 81 27 ou (0XX 51) 32 89 8126

Setor de Mostras e Exposições

salao.press.portoalegre@gmail.com

Regulamento e Ficha de Inscrição no site.

http://www.portoalegre.rs.gov.br/smc/cap/editais

CRONOGRAMA
Inscrições: 25 de fevereiro à 6 de março de 2009
Júri de seleção: 11 e12 de março de 2009
Júri de Premiação: 13 de março de 2009
Abertura do Salão e divulgação dos prêmios: 19 de março de 2009
Visitação: 19 de março a 26 de abril de 2009

-----------

17º SALÃO INTERNACIONAL
DE DESENHO PARA IMPRENSA
Edição 2009

FICHA DE INSCRIÇÃO n°_______________

Nome do artista / Artist name:
.....................................................................................
Endereço completo / Full address:
.....................................................................................
CEP / ZIP Code: ............................... Telefone / Phone:....................................................
E-mail: ..............................................
Data e local de nascimento / Date and place of birth:
.....................................................................................

Título da obra / Title of the work Modalidade / Category
01.............................................................
02.............................................................
03.............................................................
04...........................................................
05...........................................................

Um comentário:

Unknown disse...

Wagner, não sabes o quanto estou encantada com o teu trabalho, espero q realmente tenha contribuído pelo menos um pouquinho. Um bjo grande, Leleti( Prof de Artes)