sábado, 21 de março de 2009

Diário de Bordo: Ilustrações Lagoa Verde

A proposta era de desenhar um mapa panorâmico meio estilo "Onde está wally?" sobre a Lagoa verde, localizada entre a Praia do Cassino e o centro da cidade do Rio Grande, e visível a olhos atentos por quem transita pela RS 734. E assim foi a missão encomendada pelo NEMA - Nucleo de Educação e Monitoramento Ambiental de Rio Grande http://www.nema-rs.org.br/

A Lagoa verde fica nas proximidades da localidade do Senandes e recebe as águas do Arroio Bolaxa e Arroio Senandes. Uma mistura de meio urbano e rural se desenvolve nesta região...agricultura, pecuária e também, se preserva o meio ambiente. Uma infinidade de animais e plantas existem no ecossistema da Lagoa Verde. E então, juntamos o material e fomos ao trabalho.

Uma das primeiras coisas que precisei fazer foi visitar alguns pontos da Lagoa Verde. Por mais que transite ali todos os dias, precisava parar, olhar com mais calma, admirar a paisagem e observar como as coisas neste reduto de vida funciona.











Esse tipo de interação através da bicicleta é interessantíssimo, além de poder ir para o lugar que quiser, independente de estrada ou acesso, a possibilidade de interagir com o próximo é algo super bacana, desperta a curiosidade e principalmente a criançada vem interagir.



Na sequência, indo em direção ao centro da cidade há uma entrada de uma estrada inacabada, onde é possível ter a visão de alguns animais e da Lagoa Verde.











No meio do caminho duas cenas interessantes... uma foi de outro amigo que conheci, treinando para a Supermaratona dos 50 km, super atleta de porte físico invejável rsrsrs... garoto super gente fina que desde cedo já sabe que precisa de saúde...
Outra cena foi a de uma coruja que, por cargas d´´aguas, inventou de me atacar e conseguir, por reflexo, fotografá-la.





Depois de algumas fotos e observações fui elaborar alguns esboços. Traçar alguns personagens dessa experiência interessantíssima que foi desenhar os animais e plantas que vivem, bem dizer, a volta da minha casa.











Sentindo um pouco o clima e afinando o desenho, parti para as possibilidades em sí e comecei a produzir o que preencheria o mapa com vida, as plantas e os animais.











O trabalho final pode ser visto na sequência. Uma série de bichos e animais interagindo com o homem e buscando a harmonia.



Obrigado ao NEMA que me oportunizou a possibilidade de entrar nessa história e poder desenhar alguns vizinhos.

Abraço a todos e comentem.

4 comentários:

Anônimo disse...

buenos los dibujos waGneR,
rubeN

Carla Pilla disse...

A-do-rei os estudos!
Bjs.

mallorca disse...

Um bom documentário do lugar e do processo de produção do trabalho. Os desenhos com caneta estão muito bons. Abraço.

Eliman Amaral disse...

Olá wagner,

Passando só pra dar um oi e conhecer seu blog, q está ótimo.

quando tiver tempo dar uma passada no meu http://elimanamaral.blogspot.com

grande abraço